Automação residencial: o que é, como funciona e quais as vantagens
Compartilhe nas redes sociais:
A automação residencial já não é mais algo do futuro. Cada vez mais populares, as tecnologias utilizadas dentro de casa estão transformando em realidade o que antes era apenas ficção.
Mas, afinal, você sabe como ela funciona? Se vale a pena adotar em sua casa ou em seus projetos de arquitetura? Ou, ainda, se é uma boa ideia investir em novidades de IoT e automação residencial em sua loja?
Para você que quer saber tudo sobre o assunto, vamos explicar em que consiste esse conceito, como essa tecnologia funciona e quais benefícios você ganha ao investir nessa tendência. Confira!
O que é automação residencial?
Automação residencial diz respeito a um conjunto de tecnologias com a capacidade de programar eventos em uma casa e de tornar automático o funcionamento de diversos equipamentos.
Por meio de sistemas integrados e da conexão à internet, a automação residencial visa criar uma casa inteligente. Uma das tecnologias mais importantes nesse processo é a IoT (Internet of Things), que já vem impactando o dia a dia em muitas residências.
O objetivo é oferecer facilidades e mais praticidade aos moradores através do controle e do gerenciamento remoto da residência. Isso é feito por meio de um simples dispositivo móvel conectado à internet, como um smartphone ou tablet.
Assim, você pode controlar os aparelhos de casa de qualquer lugar que estiver. Além disso, é possível programar sensores, fechaduras e luzes, por exemplo, para que determinado comando seja executado automaticamente.
Além de facilitar a vida dos moradores, você pode criar uma casa totalmente personalizada conforme o seu estilo de vida, necessidades e hábitos.
Como essa tecnologia funciona?
Para criar uma automação residencial, você só precisa de aparelhos com conectividade elétrica, internet e um dispositivo inteligente que fará a coleta e a troca de informações para que a automatização seja possível.
Com o uso de Wi-fi ou Bluetooth, esse dispositivo permite que o morador controle, gerencie e programe seus aparelhos de forma remota.
Para tornar uma casa inteira inteligente, esse processo é ampliado para diversos aparelhos. Por meio de um sistema de integração, todos os equipamentos são conectados a uma central controladora ligada à rede de internet.
Para controlar esse sistema, o usuário pode utilizar diferentes tipos de interfaces, como:
- Aplicativos para celular;
- Teclados de parede;
- Interface web;
- Displays touch screen;
- Dispositivos de comando de voz.
Veja alguns exemplos de como a automação residencial pode ser aplicada:
- Monitoramento da iluminação com tomadas inteligentes;
- Gerenciamento do sistema de ar-condicionado;
- Automação de cortinas e persianas;
- Ambientação com um sistema personalizado de som, iluminação e temperatura;
- Controle de fechaduras eletrônicas;
- Sensores de vazamento de água;
- Sensores de fumaça;
- Controle de consumo de água e energia;
- Sensores de presença em portas e janelas;
- Câmeras inteligentes e integradas a outros objetos, como luzes ou campainha.
Quais as vantagens de investir em automação?
Você já deve ter percebido como a automação residencial traz inúmeras facilidades na vida de uma pessoa, não é mesmo? Uma casa com objetos automatizados significa muito mais praticidade, conforto e segurança.
Seja com um projeto completo de automação residencial ou com a adoção de apenas alguns equipamentos inteligentes, já é possível notar as vantagens dessa tecnologia.
Conheça as principais!
Segurança
Uma das maiores vantagens da automação residencial é o sistema de segurança. Com câmeras inteligentes, você pode ver tudo o que acontece em sua casa remotamente.
Também é possível usar fechaduras inteligentes e sensores de presença e de luz para monitorar os arredores da casa e receber notificações de movimentos estranhos.
Praticidade
O grande princípio da automação residencial é o gerenciamento remoto de seus equipamentos. Até dentro de casa, você pode controlar persianas, ar-condicionado, luz, TV e outros aparelhos sem nem mesmo levantar do sofá.
Tudo isso traz mais conforto e praticidade no cotidiano dos moradores. Além disso, como você pode criar a ambientação que deseja para os cômodos de sua casa, os momentos de lazer se tornam muito mais prazerosos.
Sustentabilidade
Com o controle de água e energia, a automação residencial ajuda os moradores a economizarem, contribuindo também para as ações sustentáveis.
Por exemplo, isso pode ser feito por meio de:
- Medidores de consumo de energia;
- Desligamento automático de luzes e ar-condicionado;
- Controle de cortinas conforme a luz solar;
- Sensores de vazamento de água.